JK

JK
senso e contrasenso

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Mudar de ideia

Tem gente – aliás muita gente – que tem dificuldade em aceitar ser convencido a mudar de opinião. Fazem isso muitas vezes por orgulho. ‘Se eu aceitar que a opinião dele a este respeito é melhor que a minha, eu vou estar aceitando que ele é melhor do que eu’. Muitas vezes reconhecer que a opinião da outra pessoa é melhor que a sua, realmente implica que ela é melhor do que você. Principalmente se o assunto em questão for ético e vocês tiverem tido acesso às mesmas informações antes de formular suas opiniões divergentes. Mas na minha cabeça parece melhor aceitar a superioridade do outro que tem uma opinião superior do que continuar sustentando por orgulho a opinião inferior. Se você muda de uma idéia inferior para uma superior, a única coisa que vai lhe diferenciar da pessoa que sustentava a idéia superior antes de você é o fato dela ter chegado a idéia antes de você. O que, convenhamos não é lá algo intrinsecamente relevante. Agora, se você continua sustentando a opinião inferior por orgulho de aceitar que outra pessoa chegou à uma idéia melhor antes de você, aí você está passando um atestado que é inferior mesmo. Não consegue aprender o melhor nem quando alguém lhe mostra o caminho. Você está dizendo: sou tão burrinho e orgulhoso que não aprendo nem quando me ensinam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário